23/08/2021 às 16h23min - Atualizada em 23/08/2021 às 16h23min

5 estratégias para melhorar o trabalho em grupo na sua sala de aula

Cooperatividade, responsabilidade e empatia são características que podem ser aprendidas com o trabalho em grupo.

Mariana G. | 23/08/2021
Freepik

Viver a experiência do trabalho coletivo, pensar em soluções que atendam a equipe e respeitar as opiniões que divergem das nossas são habilidades imprescindíveis para o convívio social atual e que devem ser vivenciadas também no âmbito escolar, tendo em vista que é lá que as crianças e os adolescentes passam a maior parte de seu tempo.

 

A escola é muito mais do que somente o aprendizado das matérias regulares, como português ou matemática. A escola precisa estar envolvida em metodologias que abracem a contemporaneidade dos alunos, pois é ali que a vida acontece diariamente, sob novas perspectivas e opiniões. O papel dos professores como auxiliares durante o caminho da aprendizagem é fundamental para que o aluno se sinta seguro e capaz de acreditar em seu próprio potencial. Isso precisa ser construído em conjunto, sendo sustentado pela relação professores-alunos, fazendo com que o pensamento crítico e o trabalho em equipe movam o desenvolvimento escolar.

 

Mas como? Como desenvolver essas habilidades em conjunto com os estudantes? Como tornar o trabalho em grupo um facilitador no desenvolvimento intelectual e ético dos alunos?


A redação do Professor Tá On apresenta aos professores dicas de como utilizar o trabalho em equipe como ferramenta essencial na hora do aprendizado em sala de aula. 


I) Aluno pensante 

 

Para que esse caminho flua bem, uma das principais vias é compreender que o aluno também é um ser pensante, que possui uma história e um olhar diferente sobre a realidade que o cerca. Ao compreendermos isso o processo deixa de ser somente responsabilidade do professor e traz o aluno para o protagonismo do aprendizado.

 

II) Professor/Professora em ação

 

Uma boa estratégia para fomentar as discussões, a cooperatividade e o pensamento crítico entre os estudantes é trazer um contexto desafiador para eles. Usar questões instigantes, perguntas de teor filosófico e propor um desafio para que seja resolvido em equipe. Essas ações fazem com que os alunos pensem e reflitam sobre um determinado assunto, a fim de trazer uma solução consensual entre o grupo. Neste aspecto, o professor pode observar como a empatia e o respeito à diversidade de opiniões são conduzidos pelos alunos e pode auxiliá-los na construção da decisão.

 

III) O trabalho que proponho é relevante para os meus alunos?

 

Questionar se aquele trabalho proposto para os alunos fazerem em grupo é relevante ajuda muito na hora de definir o que queremos que o aluno aprenda com aquilo. Afinal, se o objetivo do trabalho em equipe for claro para o professor, o auxílio e a aprendizagem entre os estudantes será muito melhor.


IV) Geração Z  tá On!

 

Não é mais possível prender a atenção dos alunos e fazer da escola algo dinâmico se não trouxermos a atual realidade tecnológica dos estudantes para dentro de sala de aula. Pensar em temáticas que possam ser associadas á filmes, séries, músicas e a internet no geral é uma boa opção na hora de formar os trabalhos em equipe, pois além de estimular o aprendizado sobre conteúdos atuais, também abre espaço para a imaginação e criatividade. Afinal, quem melhor do que os próprios protagonistas dessa ascensão tecnológica para falar sobre esse assunto?! 

 

V) Diversidade

 

Geralmente o trabalho em grupo leva o aluno a desenvolver habilidades de argumentação, liderança e pensamento crítico, mas uma das principais é a de saber ouvir e respeitar opiniões diferentes. É normal que em um trabalho em equipe algumas pessoas pensem diferente umas das outras, e tá tudo bem. Essa diversidade é essencial para tornar a atividade ainda mais dinâmica e inclusiva. Por isso também é importante que a formação dos grupos seja feita da forma mais diversa possível por parte do professor ou professora.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp