10/08/2021 às 14h16min - Atualizada em 10/08/2021 às 15h50min

Versius: nova plataforma revoluciona a cirurgia robótica no Brasil

Com a promessa de reduzir os custos da cirurgia robótica no país, Versius chega como mais uma opção para a área médica brasileira

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Santos
CRM Surgical
 

Em junho de 2021, a startup britânica CRM Surgical anunciou a chegada da plataforma robótica Versius no Brasil. Com a promessa de reduzir os custos das cirurgias robóticas no país, o Versius se torna uma alternativa para os procedimentos que precisam de intervenção hospitalar de grande complexidade. 

 

O único aparelho enviado para o Brasil está localizado no hospital Rede D’OR-São Luiz Itaim, em São Paulo, para a fase de testes. A plataforma ainda aguarda a liberação da Anvisa para ser utilizada em cirurgias eletivas no país. A Rede D’OR de hospitais é a primeira a ter o equipamento em solo brasileiro. 

 

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica - Capítulo Rio de Janeiro - SOBRACIL RJ, Dr. Thiers Soares, com o avanço da tecnologia robótica no Brasil, é possível realizar diversos procedimentos a fim de proporcionar mais saúde e bem-estar aos pacientes que precisam passar por cirurgias para evitar agravamento e complicações dos quadros de saúde. 

 

Segundo a CRM Surgical, o robô Versius compõe um grande investimento da empresa na América Latina. Informações do site da startup apontam que o Brasil e o Chile foram os primeiros países da região latino-americana a receber o equipamento, a fim de serem os principais centros de treinamentos para o manuseio da plataforma. Foram investidos mais de 600 milhões de dólares na empresa para trabalhar a expansão da tecnologia e assim, trazer o serviço para a América do Sul. 

 

Para Thiers Soares, o robô traz algumas facilidades para a prática da rotina hospitalar dos cirurgiões. Como os braços separados da plataforma, operando de forma individual, permitindo maior mobilidade para o profissional na hora da cirurgia. “É possível operar em pé ou sentado, e isso facilita o deslocamento e a articulação com a equipe durante o procedimento”, pontua Soares. 


Além disso, o cirurgião especialista em cirurgias robóticas ginecológicas ressalta que o joystick utilizado para controlar o Versius tem uma vasta semelhança com controles de videogames, favorecendo ainda mais o manuseio e o aprendizado dos profissionais para as cirurgias. 

 

Para os pacientes, a cirurgia robótica funciona como uma grande alternativa que traz muitos benefícios para a saúde de quem for atendido.  “A via robótica tem vantagens como internação mais rápida, menos infecção, menos sangramento, menos chance de trombose e retorno mais precoce às atividades”. 

 

Na área médica, a certificação para manusear o Versius será emitida pelas sociedades das especialidades pelas certificações robóticas no Brasil. Também, a plataforma passará por adaptações e mapeamento para atender todas as demandas do país, inclusive uma introdução futura em hospitais especializados da rede pública de saúde, a partir do Sistema Único de Saúde - SUS. 

 

A CRM Surgical pretende expandir a operação no país. Além do aparelho disponível para adaptação e testes na Rede D’OR, a startup médica pretende montar uma estrutura para treinamento de médicos cirurgiões em todo o Brasil. O Dr. Thiers afirma que “a chegada de novas plataformas robóticas traz como vantagem a concorrência, oferecendo novas opções de tratamento e reduzindo custos, o que vai disseminar o acesso da população às novas tecnologias”. 

 

O especialista, que já participou de uma fase de testes que ocorreu na Europa em 2019, garante que o equipamento irá ser um grande recurso para democratizar o acesso às cirurgias robóticas, como nos casos de intervenções ginecológicas (endometriose, miomectomias, retirada de útero), urológicas, colorretais, hérnias, gastrointestinais e também nos casos de cirurgia geral. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp