09/08/2021 às 09h26min - Atualizada em 09/08/2021 às 09h26min

Enem: 7 autores indispensáveis na hora de se preparar para as provas de vestibular

Leitura pode ser uma grande aliada na hora de fazer as provas de vestibulares.

Mariana G. | 09/08/2021
Freepik

Preparação para o ENEM

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), teve o menor número de inscrições esse ano, com apenas 3.109.762 de inscritos. O número foi o menor desde 2005. O Exame foi criado em 1998, com objetivo de avaliar o desempenho educacional do estudante ao fim da escolaridade básica e também visa o acesso a cursos superiores em universidades públicas e privadas, por meio dos programas Sisu, Prouni e Fies. No entanto, muitos alunos continuam se preparando para a prova, que possui 180 questões, divididas em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, além da elaboração de uma redação dissertativa-argumentativa. Conhecimentos literários básicos são extremamente importantes na hora de se preparar para as provas de vestibulares.

 

Por que é importante ter conhecimentos literários para os vestibulares?

 

Para um bom desempenho na prova, é essencial manter o hábito de leitura, tendo em vista que é uma grande aliada na área de humanas, pois essa aborda grandes nomes da literatura nacional e  seu impacto em fases literárias. A redação do Enem também pode ser um diferencial quando citados exemplos de literatura. Um texto bem escrito e com referências pode alavancar a nota do aluno e complementar nas somatórias dos programas de acesso à universidade. O importante no Enem e nos vestibulares não é a decoreba de frases de autores, mas sim o conhecimento sobre suas fases e uma análise crítica dos pensamentos dos autores. 

 

Autores indispensáveis durante a preparação para essas provas

 

Além dos clássicos que mais aparecem nessas provas, também existem outras obras que podem auxiliar no debate de questões essenciais à humanidade, trazendo uma boa bagagem intelectual de argumentação e críticas fundamentais aos temas apresentados durante a prova. Pensando nisso, listamos aqui 7 autores indispensáveis durante a sua preparação para o Enem e vestibulares, que podem auxiliar apenas com o hábito da leitura até mesmo quem não está estudando ativamente para as provas. Os autores apresentados aqui se dividem em clássicos nacionais e internacionais!

 

I) Carlos Drummond de Andrade

Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond foi poeta, cronista e contista da segunda geração modernista. Suas obras aparecem em quase todas as edições do Enem.

 

II) Graciliano Ramos

 

Graciliano foi um escritor e jornalista brasileiro, que assim como Carlos Drummond, fez parte da segunda fase do modernismo. Sua obra mais emblemática e famosa foi “Vidas Secas'', que retrata a vida de uma família de retirantes.

 

III) Machado de Assis

 

Machado de Assis é um dos autores que mais estão presentes em provas e vestibulares. Considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira, fez parte do romantismo e do realismo, que teve como marco a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881.

 

IV) Clarice Lispector

 

Clarice Lispector foi uma das escritoras mais destacadas no Brasil durante a terceira fase do modernismo. Com suas obras profundas, a escritora recebeu diversos prêmios, dentre eles o prêmio Graça Aranha. 

 

V) Guimarães Rosa

 

Guimarães Rosa ocupou a cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras, em 1967. Além de ser um dos escritores brasileiros mais importantes, também seguiu a carreira de diplomata e médico.

 

VI) Manuel Bandeira

 

Manuel Bandeira fez parte da primeira geração modernista do Brasil e foi um escritor, professor, crítico de arte e historiador literário. As obras de Manuel Bandeira são recheadas de melancolia, tema que é mais explorado pelo autor.

 

VII) Aluísio Azevedo

 

Precursor do naturalismo brasileiro, Aluísio Azevedo foi um escritor com uma vasta obra literária. Escreveu crônicas, contos, romances, novelas, etc. Sua obra mais conhecida é “O Cortiço”, que retrata a sociedade brasileira do século XIX, abordando a história de moradores de um cortiço carioca.

 

O Brasil possui grandes autores, com obras inigualáveis em suas narrativas. Abordá-las no enem é um grande desafio e por isso é importante que se conheça os autores que mais se destacam nessas provas, como esses que listamos aqui. Boa leitura!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp