05/08/2021 às 10h17min - Atualizada em 05/08/2021 às 10h17min

Livros nos dão asas para novas histórias: 5 motivos para você ler mais neste semestre

Ler diversas histórias é ampliar o nosso próprio mundo e desenvolver nossa capacidade de compreensão, críticas e comunicação. É uma constante forma de criar e se reinventar.

Mariana G. | 05/08/2021
Pixabay

Hoje já não é mais possível pensar em um mundo melhor sem que isso esteja atrelado ao hábito da leitura. Um dos grandes desafios de professores e professoras da educação regular é estimular seus alunos ao hábito de ler. Seja para estudar ou apenas se informar, a leitura é essencial na formação do cidadão que sonha com uma sociedade mais justa, mas também para aqueles que querem apenas se divertir e viver outras histórias através das páginas de um livro. 

Até setembro de 2020, pouco mais da metade da população, cerca de 52%, tinha hábito de leitura de acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

Tal dado representa uma queda de 4% no número de leitores, tendo em vista que em 2015 a porcentagem era de 56%.

Reconhecendo a importância da leitura para a sociedade e seus benefícios, que vão desde o aumento do vocabulário até a criatividade, listamos aqui alguns motivos para você começar o segundo semestre de 2021 com um livro aberto!

 

Cultura

 

Através da leitura, somos enviados a culturas e hábitos diferentes. Podemos compreender como determinado povo se comporta, o porquê e quais suas origens. Através disso, lidamos melhor com as muitas diferenças que nos cercam.

 

Perspectiva sobre o mundo

 

Quando lemos um livro, somos submetidos a opiniões e perspectivas diferentes sobre algum tema, o que nos faz sair da nossa bolha e olhar com outros olhos a história. Para compreender o presente é necessário entender o passado, pois somente assim será possível saber quais as melhores soluções para os problemas atuais.

 

Opinião

 

Por meio da leitura, nos tornamos pessoas mais reflexivas e abertas à realidade, formando uma opinião madura sobre o que nos cerca. Quando temos entendimento de um assunto, temos muito mais segurança para procurar resultados eficazes e que tragam crescimento coletivo.


Qualidade do sono

 

Hoje em dia, dificilmente vamos dormir sem antes dar uma checada nas redes sociais, o que afeta a qualidade do nosso sono e a nossa saúde mental. Estabelecer um momento de descanso das telas com um livro é uma ótima opção para quem quer deixar o vício de lado e ter uma melhor noite de sono.

 

Empatia

 

Ao lermos um livro, muitas vezes nos aprofundamos tanto na história, que somos capazes até de sentir as emoções dos personagens. Através disso, nos tornamos mais abertos para compreender os sentimentos das outras pessoas e se colocar no lugar delas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp