27/07/2021 às 14h53min - Atualizada em 27/07/2021 às 14h53min

Última semana das férias escolares: aproveite para brincar com as crianças

Da Redação
Divulgação
Para aproveitar a última semana das férias escolares e estimular as crianças a brincarem e desenvolverem habilidades básicas para o dia a dia, os pais e/ou cuidadores podem fazer tarefas recreativas, principalmente para aquelas que estiverem em isolamento social.

Segundo a professora do curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera, Cláudia Meire Rodrigues, que é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Linguística Aplicada, o lar também pode ser um ambiente potente para a aprendizagem das crianças. Ela explica que para ocorrer esse processo de ensino, as famílias podem usar a criatividade e a diversão, por meio das brincadeiras com objetos e brinquedos que têm disponíveis.

Cláudia afirma que aproveitar os momentos do cotidiano como a hora das refeições, a organização da casa e as conversas entre os familiares também podem servir de estímulo. Assim como, apreciar os fenômenos da natureza vistos por outra perspectiva, como pela janela, pode trazer ensinamentos à criança. “Observar plantas, a chuva ou o sol, o amanhecer ou entardecer e anoitecer, são sutilezas da vida que ensinam sobre a importância da preservação e cuidado com o meio ambiente, por exemplo. Esses momentos são ricos em experiências, proporcionam vínculo afetivo, percepções sensoriais e memórias, além de desenvolver a linguagem e o raciocínio”, afirma.

A especialista diz que é importante pensar no que é possível as crianças fazerem de acordo com a idade em que estão. “Se já puderem, podem preparar alguma refeição ou bolo para aguardar o tempo de feitio para depois saborear.”

Outra dica é proporcionar momentos de lazer com brincadeiras, jogos, música, dramatização ou desenhos. Cláudia ressalta que envolver a criança no planejamento da brincadeira faz parte do aprendizado. “O processo é construído nos momentos em que participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, investigação, estímulo e desenvolvimento das múltiplas linguagens e do raciocínio”, comenta.   

Dicas:

- Resgatar brincadeiras antigas. Perguntar para alguém da família e depois colocar em prática

- Construir brinquedos com os materiais que tem em casa

- Jogo de tabuleiro, stop, jogo da velha, dominó e até construir jogo da memória com rótulos de produtos alimentícios

- Ouvir músicas divertidas e/ou relaxantes

- Fazer mímicas é uma diversão que atravessa gerações, a proposta é simples: a partir de uma palavra aleatória, uma pessoa deve desenhar o item em questão para que os demais jogadores tentem adivinhar o que é.

- Dramatizar contos de fadas é outro exemplo bem divertido, que amplia o vocabulário e o raciocínio logico.

- Desenhem em papel, na areia, no chão, na parede, ou seja, em qualquer lugar onde a criança possa se sentir livre para se expressar
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp