22/07/2021 às 13h24min - Atualizada em 22/07/2021 às 13h24min

​Em ano de Olimpíadas, práticas esportivas tentam retomar normalidade nas escolas

Da Redação
Divulgação
São inúmeras as vantagens que a prática esportiva traz para pessoas de todas as idades. Em crianças e adolescentes em idade escolar, fazer algum esporte ou atividade física tem papel no desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social, além de prevenir doenças.

Com a pandemia e o consequente fechamento das escolas, as aulas de educação física tiveram que ser em parte interrompidas. Com o tempo e a flexibilização das atividades pelos governos, a prática de esportes se adaptou e ganhou força em casa e nas escolas para que os alunos não fossem mais prejudicados por não conseguirem praticar esportes.

Foi o que aconteceu na Sphere International School, rede de escolas inovadoras e internacionais que faz parte do Grupo SEB. Com o início da pandemia, a intensificação do isolamento social e até mesmo a falta de conhecimentos suficientes sobre a Covid-19, as aulas de educação física presenciais foram canceladas por precaução e segurança de seus alunos e professores. Remotamente, elas sempre continuaram.

Com respaldo de especialistas na área da saúde, a escola viu que seria possível manter a prática de esportes, mesmo no formato híbrido, para manutenção da saúde física e mental de seus alunos. Para isso, a equipe docente utilizou a tecnologia. Com a ajuda da plataforma Google for Education, a realização de lives e vídeo-aulas, a prática de atividades físicas mesmo em ambiente remoto foi possível, sempre acompanhados por seus pais ou responsáveis e de acordo com a faixa etária.

"Por conta do isolamento social e da necessidade de estarmos reclusos em casa, tínhamos que oferecer algo diferente e de maneira lúdica, para que os alunos, por meio dos exercícios periódicos, buscassem a melhoria de suas capacidades físicas e mentais, mantendo assim um desempenho adequado ao momento no qual estamos vivendo", explica Ana Cláudia Rachid Barbosa da Silva, professora de Educação Física da Educação Infantil da Sphere.

Atualmente, com a escola funcionando de forma híbrida, as aulas de educação física têm sido realizadas em ambos os formatos e seguindo todos os protocolos de segurança. Para os alunos que optaram ir presencialmente, são oferecidas as práticas de basquete, vôlei, handebol, tchoukball e atletismo, de forma individual e adaptada, respeitando o protocolo do Governo Estadual.

"Os alunos ficaram muito tempo ausentes e com o retorno às aulas presenciais demonstraram grande interesse e entusiasmo nas atividades físicas que estão sendo propostas nas aulas. Foi um período de muito aprendizado, onde a tecnologia esteve presente o tempo todo, sendo facilitadora das relações entre escola, professor e alunos", completa Ana Cláudia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp