09/07/2021 às 14h49min - Atualizada em 09/07/2021 às 14h49min

​Defesa Civil de São José dos Campos, interior de São Paulo, ensina alunos a ser protagonistas

Da Redação
Divulgação
Prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Não apenas palavras, mas atitudes de quem quer ser protagonista e ajudar sua comunidade, principalmente em situações críticas em que ações proativas ajudam a salvar vidas.

Com o objetivo de despertar esta consciência, foi realizada no início deste mês uma videoconferência que reuniu agentes da Defesa Civil de São José dos Campos e alunos do 8º ano da Escola Estadual Olímpio Catão, na região central da cidade.

Durante duas horas, foram abordados temas importantes do trabalho diário da Defesa Civil, como evitar e combater incêndios e queimadas, como agir em casos de enchentes e deslizamentos de terra, como evitar acidentes domésticos e como prestar os primeiros socorros.

A troca de conhecimentos on-line integra a Disciplina Eletiva do segundo semestre no colégio de ensino integral que trata de prevenção, ação e reconstrução diante de catástrofes e desastres naturais ou humanos.

Os estudantes de 13 e 14 anos também já participaram de videoconferências com representantes do Corpo de Bombeiros.

O próximo passo será a distribuição à população, com ajuda dos alunos, de cartilhas com dicas da Defesa Civil de São José para evitar incêndios e fogo em mata durante a Operação Estiagem, que prossegue até o próximo dia 1º de dezembro.

Os agentes da  Defesa Civil pretendem estreitar ainda mais a aproximação com a comunidade, fazendo videoconferências e ministrando aulas on-line para estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares.

Ajuda ao próximo

Alunos consultados demonstraram entusiasmo com os conhecimentos adquiridos, que pretendem multiplicar entre seus familiares, amigos e vizinhos.

"Sempre tive vontade de ser voluntário da Defesa Civil quando ficar mais velho para poder ajudar minha comunidade. Com esta videoconferência, fiquei ainda mais animado para realizar este sonho", disse o estudante Davi Vinícius Silva de Oliveira, que tem 13 anos.

"Vou levar estes conhecimentos para a vida toda. Após a videoconferência com o pessoal da Defesa Civil, me sinto muito mais preparada para ajudar minha família e minha comunidade", afirmou a aluna Angeline Maria Gonzaga da Silva, que tem 14 anos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp