22/06/2021 às 07h19min - Atualizada em 22/06/2021 às 07h19min

​Centro Estadual de Altas Habilidades participa da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação”

Da Redação
Divulgação
A Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, por intermédio do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP/SUPED/SED), participou da elaboração do Livro “Altas Habilidades/Superdotação: Instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum”, por meio da colaboração do capítulo “Avaliação do estudante com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): O papel do professor especialista” publicado pela Editora CRV, em 2021, tendo como Autores e organizadoras: Carina Alexandra Rondini - Verônica Lima dos Reis (Orgs.).

Este livro fornece as principais etapas para um efetivo atendimento ao estudante superdotado. Dos aspectos teóricos no campo da identificação e do atendimento desse estudante. O livro traz modelos e exemplos, que ajudarão os leitores a colocar em prática um protocolo de identificação, atendimento e registro em sua escola, clínica, ou outro serviço educacional especializado ao superdotado. Nasceu à disposição de um curso de Especialização em Altas Habilidades/Superdotação, bem como a todos aqueles que buscam entender e atender, um estudante com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Nesse contexto, a equipe técnica pedagógica do Centro, elaborou o capítulo 10, incumbindo-se de responder - Avaliar? Sinalizar? Identificar? Para quê? Quais instrumentos para avaliar a AH/SD? Após a avaliação da superdotação qual deve ser o encaminhamento do estudante? Esse capítulo ressalta o processo de identificação dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. As autoras ressaltam que esse processo deve ser realizado com a colaboração de uma equipe de avaliação, constituída por um Pedagogo e um Psicólogo, em um trabalho alinhado nas áreas, no que se refere aos aspectos cognitivos, criativos e emocionais, com base em critérios a serem observados, avaliados e compreendidos no contexto escolar.

A elaboração do capítulo contou com as autoras: gerente pedagógica Eliane De Fátima Alves Morais Fraulob, equipe técnica pedagógica: Ana Carla Formaggio Marques, Clara Lívia Azevedo Holland, Cynthia Garcia Oliveira, Danyelle Samaniego Vasconcelos, Elizandra Simões Barroso Teixeira, Marcela Luzio Ferreira Moquiuti, Norma Eliza Josefa Geraldi e Priscilla Basmage Lemos Drulis.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destaca a gratidão pelo convite para participar dessa publicação, assim como toda a contribuição da equipe de Avaliação do CEAM/AHS. “Percebe-se mais que, o domínio de teorias e técnicas apresentadas, a grande experiência de vários anos avaliando nas escolas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp