30/11/2021 às 09h24min - Atualizada em 30/11/2021 às 09h24min

GOVERNADOR ENTREGA TROFÉUS A ESTUDANTES GANHADORES DO 3º PRÊMIO HONESTIDADE NAS ESCOLAS

Secom - SC

O governador Carlos Moisés entregou na manhã desta segunda-feira, 29, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, os troféus e certificados aos 15 alunos vencedores da 3ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas. O projeto foi criado com o objetivo de despertar nos alunos a ética, a integridade e o respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social. Foram premiados os desenhos mais criativos a partir do tema “Como praticar a Honestidade na Escola?”.

“Não há meia verdade, nem mais ou menos correto. Sempre temos que fazer as escolhas pela integridade e transparência. A exemplo disso, as crianças nos mostram que estão aprendendo e têm muitas lições também para nos ensinar. Esse projeto é uma grande oportunidade, uma semente que está sendo plantada para a importância das ações de honestidade no dia a dia serem cada mais valorizadas”, reforçou o governador, que esteve acompanhado da primeira-dama, Késia Martins da Silva.

O chefe do Executivo estadual apresentou ainda aos alunos o que o Governo tem feito para melhorar o estado, para colocar efetivamente o dinheiro onde ele deve estar, com uma gestão mais transparente sempre pautada pela integridade.
Participaram desta edição mais de 25 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas de 36 das 37 coordenadorias regionais da Rede Estadual de Ensino. O concurso é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), em cooperação pedagógica com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Como prêmio, os alunos receberam também uma viagem de estudos a Florianópolis, com direito a hospedagem, realizada neste fim de semana (27 e 28 de novembro).

O secretário designado da SIG, Cristiano Socas da Silva, destacou que o Governo do Estado entende que assuntos importantes como as virtudes e valores humanos devem ser discutidos e refletidos desde a infância. “É um aprendizado para a vida. Com isso, as crianças, no seu dia a dia, podem mostrar para seus colegas, amigos, pais que é importante sempre ser honesto, justo e responsável.”

Para a gerente de gestão da educação fundamental da SED, Paula Cabral, o diferencial do Prêmio está na atuação preventiva da corrupção e na promoção do pensamento crítico com relação ao tema integridade: “Nesta terceira edição tivemos uma ampla participação dos estudantes da rede, com 228 escolas e mais de 25 mil alunos inscritos. Só podemos parabenizar a toda a comunidade escolar que se engajou no Prêmio e aprimorou a discussão sobre honestidade, tornando-se multiplicadores de boas ações no ambiente de ensino”.

O Prêmio Honestidade nas Escolas

A 1ª Edição ocorreu em 2019, como um projeto piloto que contemplou a participação de cinco escolas dos municípios de Águas Mornas, Biguaçu, São José, Florianópolis e Antônio Carlos. A 2ª Edição foi realizada em 2020 e teve a participação de 79 crianças de 30 escolas de 26 municípios.

“É muito gratificante ver o resultado desse esforço nos desenhos inscritos. Agradecemos a todos os servidores da SED envolvidos no projeto, principalmente da Diretoria de Ensino e das Regionais de Educação, que incentivaram a participação de professores e alunos”, pontuou o diretor de Integridade da SiG, Carlos Petiz.

A aluna de São Bento do Sul Valentina Maester Valmorbida, de 9 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, destacou que ser honesto é sempre falar a verdade, independentemente da situação. “No meu desenho (reprodução ao lado), as crianças estavam jogando futebol e quebraram uma janela, após isso todos saíram correndo para não levar a culpa, mas a menina que tinha quebrado ficou e assumiu que quebrou. Isso é honestidade. Hoje eu estou muito feliz em receber a premiação das mãos do governador. Nunca imaginei que eu ia ganhar o prêmio e nem conhecer o governador.”

Também acompanharam o ato alguns professores e diretores das escolas.

Julgamento
A Comissão Julgadora de 2021 escolheu os melhores desenhos do 1º ao 5º ano (três de cada ano) com base nos seguintes critérios: pertinência ao tema proposto, criatividade, impacto visual e autenticidade.


Vencedores

1º Ano
1º Brenda Emanuelli Laba - EEB Dante Mosconi (Caçador)
2º Maria Vitória Lopes da Trindade - EEF Imaculada Conceição (Jacinto Machado)
3º Luiza Venturi Mariz - EEB Anair Margarida Voltolini (Pouso Redondo)

2º Ano
1º Alex Ribeiro dos Santos - EEB Dante Mosconi (Caçador)
2º Manuely Cristine Fontenelle Peixoto - EEB Tenente Ary Rauen (Mafra)
3º Isis Moro Costa - EEB Barão do Rio Branco (Urussanga)3º Ano
1º Flávia Lock Pinheiro - EEB Jorge Schultz (Turvo)
2º Ana Clara Rosa - EEB João Teixeira Nunes (Tubarão)
3º Jasmim Milek Laskoski - EEB Dante Mosconi - Caçador

4º Ano
1º Lívia Gonçalves Vicentin - EEB Jorge Schultz (Turvo)
2º Gustavo Davi Kogicovisci - EEB Dom Orlando Dotti (Caçador)
3º Ariane Rafaela Blasius da Silva - EEF Dr. Waldomiro Colautti

5º Ano
1º Valentina Maester Valmorbida - EEB São Bento (São Bento do Sul)
2º Isadora Antônio Santos - EEB João Frassetto (Criciúma)
3º Yasmin Vitoria Ribeiro de Lima - EEB Dante Mosconi - Caçador
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp