24/11/2021 às 12h51min - Atualizada em 25/11/2021 às 09h08min

Scuola Montale aplica o Esami di Stato

Exame é obrigatório para conquistar a dupla diplomação Brasil e Itália

SALA DA NOTÍCIA Marcela Martinez
www.montale.com.br
divulgação
A Scuola Internacional Eugenio Montale vai realizar o Esami di Stato, uma importante prova instituída pelo Ministero dell’Istruzione da Itália, e que ocorre no final do primeiro e segundo ciclo de ensino nas escolas internacionais italianas. O Esami di Stato é uma meta fundamental da trajetória escolar do aluno e tem como objetivo avaliar as habilidades adquiridas ao final de cada ciclo escolar.

Na Eugenio Montale, o exame é aplicado para todos os alunos que desejam se formar no 3º ano do ensino médio, e também para conquistar a dupla certificação -  Brasil e Itália. Ele é aplicado ainda para os alunos do 8º ano, para que possam entrar no 9º ano (equivalente ao Primo Liceo italiano). Os exames vão acontecer nos dias 22 a 24 de novembro para IV Liceo (3º ano do ensino médio) e de 13 a 15 de dezembro para III Media (8º ano do ensino fundamental II). Todas as provas serão realizadas presencialmente.

“O Esame di Stato na nossa escola representa um verdadeiro passaporte para ingressar na faculdade tanto Brasileira quanto Italiana. Esse dia tão esperado pode ser visto pelos alunos com muita preocupação e apreensão, porém em italiano esse exame se chama “esame di maturità”,  então em si é uma etapa que, além de ser obrigatória para concluir os estudos, ajuda os alunos a “amadurecer” para poder enfrentar a faculdade, pois nesse exame os alunos terão a oportunidade de expor o conhecimento em frente de uma comissão externa (professores desconhecidos), coisa que somente na faculdade acontece”, explica Fabio Pizzighello, coordenador pedagógico da Media e Liceo (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

Antes da pandemia, o Esami di Stato era realizado com provas escritas e uma parte oral, diferente deste ano, que será apenas de forma oral e com apresentação do trabalho escrito final, chamado elaborato. Na Eugenio Montale, o corpo docente, coordenação e direção pedagógica explicam previamente sobre a avaliação, seus componentes e seu conteúdo, além de instruir os alunos no aspecto multidisciplinar da prova, que é um dos grandes pontos avaliados durante o colloquio (prova oral). A comissão de ensino da instituição escolherá os temas a serem utilizados nas simulações.

“Embora o Esame di Stato seja visto como um tipo de avaliação final do percurso de estudos que pertence ao século passado, ainda é a melhor forma para que o aluno possa enfrentar aquele medo que geralmente todos os estudantes têm, ou seja, se abrir publicamente e expor o conhecimento que ele veio adquirindo ao longo dos anos”, complementa o coordenador.

A Scuola Eugenio Montale é a única autorizada a aplicar o Esame di Stato no Estado de São Paulo, porque é reconhecida como Escola Paritária pelo Governo Italiano, sendo a única escola no Estado que possui esse título. La parità garante o trânsito dos seus alunos às escolas e universidades europeias.

Sobre a Eugenio Montale

A Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana localizada no Morumbi, em São Paulo. É reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, o que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda Europa, além do diploma brasileiro. Oferece disciplinas da área de humanas aliadas às científicas, que permitem a formação de alunos com uma visão multicultural e internacional. Dedica-se à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Língua e Cultura italiana. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com uma pedagogia de base filosófica humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

Conta com gestão participativa, tal qual se deu em sua criação. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Beneméritos e por sócios Contribuintes (responsáveis financeiros dos alunos), que integram um Comitê de Gerenciamento de forma paritária. Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional. Sua proposta é de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro. Seu foco é a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp