23/11/2021 às 13h55min - Atualizada em 24/11/2021 às 08h56min

FAEP promove evento online sobre o combate à violência doméstica antes e durante a pandemia

Evento acontecerá nesta quinta (25), em razão do Dia Internacional de Violência Contra à Mulher, e será transmitido de forma gratuita pelo Google Meet, a partir das 19h30

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
A pandemia da COVID-19 não apenas deixou um triste saldo de milhões de vítimas pelo mundo, como escancarou uma série de outros problemas. No Brasil, duras realidades já existentes se tornaram ainda mais dolorosas. É o caso da violência doméstica, pois, com o isolamento social, as vítimas ficaram mais tempo em casa, junto com seus agressores.

De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicada em junho de 2021, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos relatou ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia da COVID. Trata-se, aproximadamente, de 17 milhões de vítimas, submetidas a violência física, psicológica e sexual, o que corresponde a uma porcentagem de 24,4%.

Embora a porcentagem represente uma estabilidade em relação à última pesquisa de 2019 (27,4%), na comparação com o mesmo período, houve um aumento de agressões ocorridas dentro de casa de 42% para 48,8%. Pensando em tudo isso, a FAEP (Faculdade de Educação Paulistana) promoverá um importante evento online, nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, para reflexões desse cenário.

O evento acontecerá gratuitamente pela plataforma Google Meet e abordará projetos e programas voltados para o combate da violência doméstica, políticas públicas e leis de proteção às mulheres, testemunhas oculares da violência entre diversas outras questões.

As palestras serão ministradas por Edilaine Daniel, professora de Pedagogia da FAEP e diretora do CIC (Centro de Integração da Cidadania) Oeste, e Meirejane de Souza, assistente social.

De acordo com Vânia Aparecida da Costa, diretora acadêmica da FAEP, a ideia do evento surgiu da Professora Edilaine, que considerou significativa a data de 25 de novembro, por ser o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. “No entanto, queremos oferecer algo a mais, além de reflexões sobre a data, incluindo uma série de orientações sobre as redes de proteção, às quais as vítimas podem recorrer para obter ajuda. Trata-se de um evento voltado para as mulheres de modo geral, incluindo nossas alunas da FAEP, que, muitas vezes, estão enfrentado o problema e não sabem como lidar com a situação”, afirma Edilaine.

A educadora já tem experiência com o tema, pois possui um grupo de combate à violência contra a mulher que conta com profissionais como policial, psicólogo e assistente social para prestar atendimento às vítimas.

Outra questão enfatizada pela diretora é que as palestras serão uma oportunidade de reforçar o papel do profissional de serviço social no auxílio prestado às vítimas. Recentemente, inclusive, a FAEP recebeu a aprovação de um novo curso de Bacharelado em Serviço Social.

A assistente social Meirejane, convidada pela FAEP para a palestra, destaca sua relevância: “A violência doméstica está presente na vida de muitas mulheres, sem distinção de classe social. Todas nós, mulheres, estamos suscetíveis a esse problema, e eventos como esse, promovido pela FAEP, são importantes para desmistificar a questão de que a violência doméstica é um problema de famílias empobrecidas, além de proporcionar aos profissionais ferramentas de ação para esses casos.”

Ela conclui ressaltando a importância de conhecermos os direitos dessas mulheres para orientá-las e encaminhá-las corretamente. “Não podemos errar com elas, pois já estão fragilizadas e pedir ajuda não é uma tarefa fácil, precisamos acolhê-las”.

Serviço:
Palestra sobre o combate à violência doméstica
Quando: 25/11, às 19h30
Local: Google Meet. Inscrições pelo Sympla, clique aqui
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp