18/11/2021 às 10h07min - Atualizada em 18/11/2021 às 10h07min

SED realiza 5ª Teia da Educação 2021 com gestores da CRE-8 de Naviraí

As 25 unidades escolares e 04 extensões, da CRE 8, participaram da Teia da Educação, evento ocorreu na Associação Recreativa e Esportiva Copasul

Adersino Valensoela Gomes Junior

Naviraí (MS) - Secretaria de Estado de Educação (SED), seguindo a agenda da 5ª edição da Teia da Educação 2021 – “Gestão Colaborativa, Educação Presente”, realizou reunião técnico-pedagógica, nesta quarta-feira (17.11), no município de Naviraí, com a participação de 25 unidades educacionais e 04 extensões, jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-8).

Coordenadora da CRE8 Cleuza Sarturi explanando aos gestores jurisdicionados

Após encontros em Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados, Coxim e Ponta Porã, Jardim e Corumbá, a Teia da Educação 2021, foi realizada com gestores da CRE-8, sede Naviraí, responsável por 13,6 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino localizadas na região.

Dos estudantes matriculados na jurisdição da CRE-8, cerca de 1000 discentes estão matriculados no ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em 5 unidades, EE 13 de Maio (Eldorado), EE prof. Iolanda Ally (Mundo Novo), EE Antônio Fernandes (Naviraí), EE pres. Médici (Naviraí) e EE 4 de Abril (Sete Quedas). Em 2022, a oferta do Programa “Escola da Autoria”, contará com mais 02 unidades escolares, EE Marcílio Augusto Pinto (Iguatemi) EE Marechal Rondon (Mundo Novo)

A CRE-8 é coordenada pela professora Cleuza Sarturi e adjunta Daniela Palhares, são 09 municípios, Eldorado (3 escolas), Iguatemi (2 escolas e 2 extensões), Itaquiraí(3 escolas), Japorã (2 escolas e 1 extensão), Juti (1 escola), Mundo Novo (3 escolas), Naviraí (6 escolas e 1 extensão), Sete Quedas (3 escolas) e Tacuru (2 escolas).

Apresentação cultural dos estudantes da REE durante a Teia da Educação

Iniciando a Teia da Educação houve apresentação cultural dos estudantes da EE Antônio Fernandes, Paulo André Oliveira Souza Isabelly Oliveira Souza e Ana Julia, interpretando a música “Trem do Pantanal” do cantor Almir Satter. Já os estudantes da EE Presidente Médici, Thalita, Nicoly, ambas do 3º ano do EM e Flávia do 1º ano do EM, apresentaram dança moderna, coma música “Remenber”.

“Temos os melhores diretores na CRE-8, agradeço aos gestores pela parceria e comprometimento das demandas da SED, que nos motiva a trabalhar pelos nossos estudantes da Rede Estadual de Ensino, e um agradecimento especial a professora

Cecilia, que não tem medido esforços para que tenhamos melhor aprendizagem, ambiente pedagógico e infraestrutura necessária para que tenhamos educação da melhor qualidade, isso nos motiva”, relata coordenadora Cleuza Sarturi, na abertura da Teia da Educação.

Investimento na região

Secretária Cecilia Motta, via teleconferência, palestrando aos gestores escolares da REE

Somente na região da CRE-8 as unidades escolares já contam com R$ 28,4 milhões investidos em reformas e intervenções, sendo que Naviraí conta com R$ 8,2 milhões, Itaquiraí: R$ 5,3 milhões, Eldorado: R$ 4,6 milhões, Sete Quedas: R$ 3,5 milhões, Japorã: R$ 2,9 milhões, Tacuru: R$ 1,9 milhões, Juti: R$ 665 mil, Iguatemi: R$ 568 mil, Mundo Novo: R$ 460 mil.

Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta explanou para gestores via teleconferência, na abertura da Teia da Educação, o desempenho da Coordenadoria Regional no tocante as orientações sobre o retorno às atividades presenciais e apresentou aos gestores o cenário educacional no contexto da pandemia COVID_19, com situação da educação no país, o impacto com a crise educacional no prejuízo à aprendizagem, panorama no mundo, a importância do retorno para garantia dos direitos dos discentes.

" Com relação ao Plano Nacional de Educação, o de MS foi o mais ousado, reflexo do compromisso que o Governo de MS tem com os estudantes da REE, nossa Teia da Educação, que está na quinta edição, tem a função de teia humana, de se desenvolver, de formação, em prol a aprendizagem das nossas crianças e adolescentes e a melhoria da qualidade da educação estadual”.

Investimentos em MS

Cecilia Motta falando aos gestores sobre o atual cenário da educação brasileira, em especial ao MS

As ações do Governo de MS no âmbito educacional estão sendo determinantes, por determinação do governador Reinaldo, ao todo, já foram beneficiadas 270 unidades escolares da REE, desde 2015, com mais de 660 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão, foram mais de R$ 350 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 150 milhões para 2022”, lembrou secretária Cecilia.

Dos diversos investimentos do Governo de MS na Rede Estadual de Ensino está o programa “Escola da Autoria”, que contempla a mudança no sistema de ensino, “até o final de 2022, praticamente 60% das 347 escolas de MS passarão para sistema de ensino em tempo integral”, finaliza secretária.

Recomposição da Aprendizagem

“Temos que garantir um plano simples, organizado e de acordo com a realidade de cada unidade escolar”, explanou o coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi Santos, durante apresentação do Plano de Recomposição de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (PRA-MS).

Coordenador de de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, Davi Santos

O PRA/MS tem como referências a matriz de referência de Avaliação Estadual, foco de habilidades essenciais do Instituto Reúna para o Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências), habilidades essenciais do Currículo de Referência de MS para o EF (Arte, Educação Física e Língua Portuguesa), habilidades essenciais do Referencial Curricular de MS para o Ensino Médio, avaliação diagnóstica, escuta ativa e contribuições do grupo estudantil da SED.

Na recomposição da aprendizagem são utilizados os espaços já disponíveis no emprego de tempo e servidores, emprego de espaços, como bibliotecas, laboratórios, salas tecnológicas; Ferramentas tecnológicas, como WebSED, G Suit For Education, videoaulas, entre outros, além de emprego de novos recursos, com ampliação de carga horário de servidores já disponíveis, preparatório online para ENEM e Vestibulares, Plataforma Letrus, bem como novas ações como grupos de estudos integrados de verão e inverno, durante férias e aos sábados, em parceria com universidades.

Novo Ensino Médio

Com relação ao Novo Ensino Médio, coordenador Davi foi enfático ao mencionar que, ontem (16.11) iniciou o período de atualização cadastral, permanência e pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio. Das 347 unidades escolares da Rede Estadual, 122 escolas estão participando como escola piloto com a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio

“Ano que vem teremos duas ações distintas, as escolas piloto, que operacionalizaram itinerários informativos, terão parte desenhada pela escola escolhendo área de conhecimento no NEM. Já as escolas não piloto, darão o primeiro passo com todos itinerários formatados pela SED, com temáticas ofertadas pelo órgão central, com apresentação em reunião técnica”.

A proposta de mudança desta importante etapa de formação está prevista no Plano Nacional de Educação desde 2014 e a implementação oficial ocorrerá no ano de 2022, em toda a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Seu surgimento deve-se às alterações recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais parao Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio em 2018.
O Novo Ensino Médio é uma resposta às novas necessidades dos jovens brasileiros, buscando garantir que os estudantes saiam da escola preparados e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos.

Planejamento

Coordenador de Gestão Escolar da SED, Adalberto Nascimento

Durante o encontro, os gestores escolares puderam acompanhar a explanação do coordenador de Gestão Escolar da SED, Adalberto Nascimento, que falou aos diretores jurisdicionados à CRE-3 sobre a discussão em andamento da eleição dos grêmios estudantis da REE, atuação da COGES, protocolo de volta às aulas, além do manual de orientações para os gestores da rede, ações do monitoramento escolar.

Coordenador relatou aos diretores sobre a abertura de concurso para os profissionais da Rede, com a oferta de 722 vagas, que será realizado – em fevereiro de 2022 – para os profissionais que desejam ingressar na Rede Estadual como efetivos, nas vagas para anos finais do Ensino Fundamental [6º ao 9º ano] e Ensino Médio.

Adalberto Nascimento enfatizou aos gestores da CRE-8 que todas 347 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), localizadas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, receberam 02 microcomputadores para atividades administrativas nas suas respectivas secretarias. Ao todo são 1000 computadores, com investimento no montante de R$ 4.899.000,00.

Equipe da Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí

Na prática, com essa nova aquisição, as escolas poderão aprimorar o atendimento como um todo. Na secretaria da escola, os servidores poderão coletar – e fornecer ao Censo Escolar – informações sobre as turmas, estudantes e profissionais docentes, bem como toda a documentação da unidade escolar. Com essas informações obtidas de forma mais precisa, maior é a exatidão do repasse do Fundeb encaminhado para o Estado, por meio do Governo Federal.

Teia da Educação

Marca da atual gestão da Educação de Mato Grosso do Sul, neste segundo semestre de 2021 a 5ª Teia da Educação, já passou pelas regionais de Aquidauana, Campo Grande (metropolitana), Dourados e Coxim, Ponta Porã, Corumbá e agora Naviraí.

Com o tema "Gestão colaborativa, Educação presente", a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino. Os próximos encontros da Teia da Educação 2021 acontecem nos municípios de Nova Andradina (18.11), Três Lagoas, Paranaíba e Campo Grande.

 

 

 


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