16/11/2021 às 15h22min - Atualizada em 17/11/2021 às 08h34min

Fundação Bachiana realiza palestra online sobre a importância do aprendizado da música clássica

Evento viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo será transmitido nas redes sociais do Maestro João Carlos Martins e da Fundação Bachiana

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck
Sonho do maestro e pianista João Carlos Martins, realizado através da união com amigos com os mesmos ideais, a Fundação Bachiana Filarmônica foi constituída em 2006, tornando-se uma iniciativa de sucesso para uma entidade do setor privado, sem fins lucrativos e/ou econômicos.
Entre suas ações está o projeto “Inclusão SocialA Música Venceu” que, além de suas Oficinas de Musicalização, que oferece cursos de iniciação na formação musical de crianças e jovens em bairros carentes de eventos culturais (musicais, clássicos e eruditos), realiza, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, palestras ministradas por músicos e professores da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
O próximo evento terá como tema “A importância do aprendizado da música clássica, o que ela representa para a sociedade nos dias atuais e os quatro grandes compositores da música universal: Bach, Beethoveen, Chopin e Mozart”, com os professores de viola e violino da Fundação, Anderson Lacerda, violinista da Bachiana Filarmônica SESI-SP e responsável pelo núcleo de Suzano, e Ezequiel Sieba, professor de musicalização encarregado pelo núcleo do Bom Retiro, localizado na Unibes – União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social.
Anderson e Ezequiel dão noções básicas de preparo para tocar os instrumentos, no caso viola e violino, de técnicas e métodos, explicando a importância de conhecer a música clássica e os principais compositores, indicam exercícios para aqueles que estão iniciando as aulas de musicalização e dão a base para o entendimento da música em geral, até o funk e pagode, por exemplo.
Sobre o porquê de trabalhar o repertório clássico, Ezequiel diz: “Eu penso que os grandes compositores devem fazer parte da vida de qualquer pessoa, independente de estudar violino ou não. Nosso papel, como educadores, é dar acesso à informação: quem foram Beethoven, Bach, Chopin e Mozart. Os gênios da música clássica”. E Anderson completa: “A evolução é a depuração do gosto, para inclusive entender outros estilos musicais. Então, você começar por Bach é como uma construção. Você precisa primeiro ter o fundamento, dar a oportunidade ao jovem de conhecer a música clássica, as origens”.
A palestra será transmitida nos canais do Youtube e Facebook do Maestro João Carlos Martins e Facebook e Instagram da Fundação Bachiana, no dia 17 de novembro, às 18h, com acesso gratuito.
Nesses 15 anos de existência, a Fundação Bachiana vem demonstrando a força dos seus projetos e pretende continuar fortalecendo suas iniciativas, abrindo caminhos para que consigam atingir, cada vez mais, um número maior de brasileiros.

PALESTRA: A importância do aprendizado da música clássica, o que ela representa para a sociedade nos dias atuais e os quatro grandes compositores da música universal: Bach, Beethoveen, Chopin e Mozart
PALESTRANTES: Anderson Lacerda e Ezequiel Sieba
CANAIS DE TRANSMISSÃO: Youtube e Facebook – Maestro João Carlos Martins e Facebook e Instagram @fundacaobachiana
DATA: 17 de novembro, quarta-feira
HORÁRIO: 18h
REALIZAÇÃO: Fundação Bachiana e Ministério do Turismo
APOIO: Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp