05/11/2021 às 09h18min - Atualizada em 05/11/2021 às 09h18min

Hábitos sustentáveis são trabalhados em projeto com estudantes da EE Hermelina Barbosa Leal

Os objetivos visam adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia, adquirir consciência sobre separação do lixo e manejo correto dos resíduos, de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada, senso coletivo e reciclagem.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Campo Grande (MS) - A Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Cassilândia, realizou, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, o projeto “Lixo Zero”

Projeto "Lixo Zero" é realizado com estudantes do Ensino Fundamental II

O projeto foi instituído de forma interdisciplinar entre as disciplinas eletivas, por intermédio da proposta elaborada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, desde 2010, com iniciativa de empoderamento aos estudantes nas mudanças de hábitos, em relação aos recursos naturais e difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa.

Hábitos sustentáveis

Os objetivos principais do projeto visaram adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia; adquirir consciência sobre a importância da separação do lixo e o manejo correto dos resíduos; entender a importância de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada; proporcionar senso coletivo e reciclar para reaproveitar utensílios.

Desenvolvimento

As atividades foram desenvolvidas em dois momentos, sendo o primeiro momento em mobilização nas salas (6º ao 9º ano) levando informações sobre o Projeto e o incentivo/participação de todos na arrecadação de garrafas plásticas, na realização de pesquisa na Internet, utilizando a Sala de Tecnologias (STE), para colher informações sobre a temática (poluição no meio ambiente, tempo de vida dos produtos descartados como lixo, impactos ambientais, ente outros) e assim construir cartazes explicativos e espalhar nas áreas da escola, com a inciativa de conscientização dos problemas ocasionados com descartes inadequados de lixos e incentivo a práticas de coleta seletiva.

Os objetivos do Projeto "Lixo Zero" são de adotar hábitos sustentáveis no dia-a-dia, adquirir consciência sobre separação do lixo e manejo correto dos resíduos, de não consumir produtos e mercadorias de forma exagerada, senso coletivo e reciclagem.

No segundo momento os estudantes colocaram a mão na massa, com a realização da Oficina: Vasinhos Recicláveis, utilizando as garrafas plásticas arrecadadas nas primeiras semanas. Além disso, foi realizado o plantio de mudas e sementes nos vasinhos confeccionados na oficina, estimulando práticas sustentáveis e de reutilização de materiais recicláveis em objetos úteis no dia-dia.

Visamos desenvolver metodologias práticas para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando protagonismo e autonomia por meio da pesquisa e pelas experiências vividas. O Projeto foi realizado pelos professores José Eduardo, Milena Oviedo e Paulo Rosa, sob coordenação de Área de Maria Silvia Souza Silva e Rodrigo Fázio.

Confiram abaixo nosso documento digital (vídeo), dos melhores momentos do Projeto Lixo Zero HBLhttps://youtu.be/sPqSY3veiX8

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://professortaon.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp